Obrigada pela visita! Volte sempre!!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013


OFICINA:    “SOLIDOS    GEOMETRICOS”

TEXTO SOBRE A OFICINA 

Dentre as atividades propostas pela professora Jeane Silva, a disciplina Introdução a Geometria e o Ensino das funções, nossa turma fez uma oficina de matemática com o foco em geometria, apresentando  varias temáticas diferentes, em que nossa equipe ficou com o tema: “Sólidos Geométricos”.
Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada. Há dois tipos de sólidos geométricos
Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.
Exemplos deles incluem:
·         Tetraedro
·         Cubo (hexaedro regular)
·         Octaedro
·         Dodecaedro
·         Icosaedro
·         Paralelepípedo
·         Prisma
Sólidos geométricos são volumes constituídos por figuras geométricas e podem ser considerados poliedros se tiverem a superfície plana, em vez de superfícies planas e curvas.
Não poliedros são  todos os demais sólidos geométricos que não se encaixam na categoria de poliedro, ou seja, ao menos uma de suas faces não é um polígono.
Exemplos deles incluem:
·         Esfera
·         Cone
·         Elipsóide
·         Cilindro
·         Toro

Focando a importância do material concreto nas aulas de geometria, desenvolvemos uma tarefa utilizando diversos objetos na construção de figuras geométricas com a intenção de mostrar que podemos criar novas maneiras para que a aula, de matemática não fique só na apresentação das figuras básicas: círculo, quadrado, retângulo e o triangulo, pois com a manipulação dos objetos podemos criar novas maneiras e assim expandir nossos conhecimentos e manter interelação do professor para com seu aluno.
Então foi na aula de Introdução a Geometria ministrada pela professora Jeane que através de sorteio as equipes ficaram com as atividades para a construção de materiais concretos para o ensino de geometria, onde nossa equipe composta pelas alunas: Nazaré do Socorro Lopes, Osvaldina Pantoja, Raimunda, Rosilda, Simone Djanira, Sõnia Sarvalho, e a Terezinha do Socorro, ficamos responsável pela construção e apresentação dos trabalhos e confecção de figuras geométricas e dos solidos geométricos construídos com diversos objetos, criando uma marchinha de carnaval e também desenvolver uma atividades para as outras equipes.
Pela manhã tínhamos aula sobre os sólidos geométricos e funções. Já pela tarde nos reuníamos para a construção das figuras utilizando vários materiais, tais como:  canudinho, bolinhas de isopor, palitos de churrasco e palito de dente, jujuba e fio de algodão, com tarefas dividida entre a equipe, onde,  enquanto uns pesquisavam, outros  confeccionavam as figuras geométricas (o circulo, a esfera, o  quadrado,o retângulo, triangulo, o cone e o cilindro) feitas de e.v.a que foram utilizados como fantasias por cada membro da equipe na apresentação do blocos dos sólidos geométricos  e a marchinha de carnaval que foi uma parodia em cima da letra da marchinha de carnaval “Cachaça não é água”. Assim sendo, com todas as atividades propostas pela professora Jeane já concluída, deu-se o inicio ao processo de exposição dos nossos trabalhos que foi dividido quatro passos:

1º PASSO
Entramos cantando a marchinha de carnaval que apresentava o bloco sobre os sólidos geométricos, onde cada participante vestia um colete de feito de T.N.T. representando  uma figura geométrica e os sólidos geométricos, em que em seguida fazia-se a exposição da mesma ressaltando um pequeno texto com a importância das figuras geométricas.
faixa do nosso bloco
apresentação do nosso bloco com  figuras e sólidos geométricos



apresentação da figura geométrica quadrado 

 cilindro
triangulo



cone
circulo




quadrado








2º PASSO
A equipe apresentou os trabalhos os sólidos geométricos que foram confeccionados com os seguintes matérias: canudinho, bolinha de isopor, palito de churrasco, palito de dente, jujuba e o fio de algodão. Mostrando as Vertes, Aretas e Faces de cada solido geométrico e ressaltando  a quantidade utilizada em cada solido apresentado, tais como: Pirâmides de base quadrada, Pirâmides de base pentagonal, Octaedro, Decaedro, Dodedaedro e Icosaedro.



3º PASSO
Deu-se com a atividade para as demais equipes. Em que cada equipe deveria construir um tipo de solido geométrico utilizando um tipo de material diferente, onde uma equipe construía com palitos de churrasco e bolinha de isopor. Já a outra construía com canudinho e o fio de algodão. E a outra equipe com palito de dente e jujuba. Dessa forma, foram executadas as atividades e venceria que terminasse mais rápido.








4º PASSO
Concluímos com as falas das equipes, onde foram abordamos os pontos positivos em trabalhar com jogos e materiais concretos nas aulas de matemática, bem como no ensino das aulas de geometria, para que a mesma tenha resultados satisfatórios.
Então finalizamos nossa apresentação cantando a nossa marchinha de carnaval que fez referencia aos sólidos geométricos. Em seguida a nossa equipe juntou-se com as demais, que também estavam caracterizados com fantasia representados outros temas referente à matemática. E todos os blocos saíram dançando ao som das marchinhas.
  











Nenhum comentário:

Postar um comentário