OFICINA: “SOLIDOS GEOMETRICOS”
TEXTO SOBRE A OFICINA
Dentre as atividades
propostas pela professora Jeane Silva, a disciplina Introdução a Geometria e o
Ensino das funções, nossa turma fez uma oficina de matemática com o foco em
geometria, apresentando varias temáticas
diferentes, em que nossa equipe ficou com o tema: “Sólidos Geométricos”.
Um sólido geométrico é uma região do espaço limitada
por uma superfície fechada. Há dois tipos de sólidos geométricos
Poliedro é um sólido
geométrico cuja superfície é composta por um número
finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Os seus elementos
mais importantes são as faces, as arestas e os vértices.
Exemplos deles incluem:
Sólidos geométricos são volumes
constituídos por figuras geométricas e podem ser considerados poliedros se
tiverem a superfície plana, em vez de superfícies planas e curvas.
Não poliedros são todos os demais sólidos geométricos que não se
encaixam na categoria de poliedro, ou seja, ao menos uma
de suas faces não é um polígono.
Exemplos deles incluem:
Focando a importância do
material concreto nas aulas de geometria, desenvolvemos uma tarefa utilizando
diversos objetos na construção de figuras geométricas com a intenção de mostrar
que podemos criar novas maneiras para que a aula, de matemática não fique só na
apresentação das figuras básicas: círculo, quadrado, retângulo e o triangulo, pois
com a manipulação dos objetos podemos criar novas maneiras e assim expandir nossos
conhecimentos e manter interelação do professor para com seu aluno.
Então foi na aula de
Introdução a Geometria ministrada pela professora Jeane que através de sorteio as
equipes ficaram com as atividades para a construção de materiais concretos para
o ensino de geometria, onde nossa equipe composta pelas alunas: Nazaré do
Socorro Lopes, Osvaldina Pantoja, Raimunda, Rosilda, Simone Djanira, Sõnia Sarvalho,
e a Terezinha do Socorro, ficamos responsável pela construção e apresentação dos
trabalhos e confecção de figuras geométricas e dos solidos geométricos
construídos com diversos objetos, criando uma marchinha de carnaval e também
desenvolver uma atividades para as outras equipes.
Pela manhã tínhamos aula
sobre os sólidos geométricos e funções. Já pela tarde nos reuníamos para a
construção das figuras utilizando vários materiais, tais como: canudinho, bolinhas de isopor, palitos de
churrasco e palito de dente, jujuba e fio de algodão, com tarefas dividida
entre a equipe, onde, enquanto uns
pesquisavam, outros confeccionavam as figuras
geométricas (o circulo, a esfera, o
quadrado,o retângulo, triangulo, o cone e o cilindro) feitas de e.v.a que
foram utilizados como fantasias por cada membro da equipe na apresentação do
blocos dos sólidos geométricos e a
marchinha de carnaval que foi uma parodia em cima da letra da marchinha de
carnaval “Cachaça não é água”. Assim sendo, com todas as atividades
propostas pela professora Jeane já concluída, deu-se o inicio ao processo de
exposição dos nossos trabalhos que foi dividido quatro passos:
1º PASSO
Entramos cantando a
marchinha de carnaval que apresentava o bloco sobre os sólidos geométricos,
onde cada participante vestia um colete de feito de T.N.T. representando uma figura geométrica e os sólidos
geométricos, em que em seguida fazia-se a exposição da mesma ressaltando um
pequeno texto com a importância das figuras geométricas.
faixa do nosso bloco |
apresentação do nosso bloco com figuras e sólidos geométricos |
apresentação da figura geométrica quadrado |
cilindro |
triangulo |
cone |
circulo |
2º PASSO
A equipe apresentou os
trabalhos os sólidos geométricos que foram confeccionados com os seguintes
matérias: canudinho, bolinha de isopor, palito de churrasco, palito de dente,
jujuba e o fio de algodão. Mostrando as Vertes, Aretas e Faces de cada solido
geométrico e ressaltando a quantidade
utilizada em cada solido apresentado, tais como: Pirâmides de base quadrada,
Pirâmides de base pentagonal, Octaedro, Decaedro, Dodedaedro e Icosaedro.
3º PASSO
Deu-se com a atividade para
as demais equipes. Em que cada equipe deveria construir um tipo de solido
geométrico utilizando um tipo de material diferente, onde uma equipe construía
com palitos de churrasco e bolinha de isopor. Já a outra construía com
canudinho e o fio de algodão. E a outra equipe com palito de dente e jujuba. Dessa
forma, foram executadas as atividades e venceria que terminasse mais rápido.
4º PASSO
Concluímos com as falas das
equipes, onde foram abordamos os pontos positivos em trabalhar com jogos e
materiais concretos nas aulas de matemática, bem como no ensino das aulas de
geometria, para que a mesma tenha resultados satisfatórios.
Então finalizamos nossa
apresentação cantando a nossa marchinha de carnaval que fez referencia aos
sólidos geométricos. Em seguida a nossa equipe juntou-se com as demais, que
também estavam caracterizados com fantasia representados outros temas referente
à matemática. E todos os blocos saíram dançando ao som das marchinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário